quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Academismo...

No meio das artes plásticas, há uma certa propensão para pensar no naturalismo do fim do século XIX, sempre que se fala de academismo. Que o era de facto nessa época, opondo-se aos diversos ismos que então eclodiram, e dominando as escolas de arte/academias (de onde lhe vem o nome), é verdade. Mas academismo não é estilo particular; academismo é status!
Qualquer que seja, o ou os paradigmas academizados, será sempre, como modelo institucionalizado, retrógrado e obstáculo da mudança.
Hoje vemos atitudes e conceitos que foram experimentais nas primeiras décadas do século XX, eternizarem-se academizados; desempenhando a função contra a qual então se rebelavam; impedindo atitudes diferentes e renovação conceptual. O que pensariam Duchamp, Klein, Pollock, ou Fontana, para referir só alguns, da institucionalização/academização dos seus "actos"(?); verem os seus gritos de revolta contra a asfixia do status dominando as escolas de ensino artístico , tornarem-se agora naquilo contra o que eles próprios se revoltavam: estagnação e impedimento da diferença (que é a verdadeira significação de academismo).

Sem comentários: