sábado, 10 de janeiro de 2009

Anunciação

"A good act without understanding is not virtue; nor is an ill act; because understanding and virtue are the same."

the life of things.../ a vida das coisas...

As coisas, como os homens, têm circunstâncias de nascimento; destino; realidade oculta, paralela à realidade observável. As obras de arte também!
No início de 2008, e simultâneamente a outros projectos (como é hábito meu) decidi fazer uma Anunciação, pintura a óleo sobre tela, díptico. Pouco tempo depois já a obra me estava na cabeça, definida na sua generalidade e aspectos principais (composição, paleta, elementos semânticos e entrosamentos simbólicos, ...), mas com o espaço de variabilidade que torna a concretização uma extensão do acto criativo, e não uma mera e fria execução. A ideia era iniciar o trabalho prático no verão... a inoperância dos fornecedores especializados em material para as belas-artes (que conseguem demorar dois meses e meio a entregar duas telas), e a indisponibilidade temporal e mental que depois adveio, determinaram o adiamento do projecto; que será concretizado agora, neste ano de 2009.
Ao longo do ano, e enquanto durar a execução de Anunciação, farei aqui breves visitações ao processo, desvelando-lhe contingências e procedimentos.

Sem comentários: