sábado, 3 de janeiro de 2009

Quando as atitudes se tornam formas... / When the attitudes become forms...

(The forms are the visible part of things. But under the forms exist the contents; which are, indeed, attitudes. The attitudes are the result of concept and of free will... and define our form.
The same to the artistic works.)

A forma é a parte visível das coisas. Sob as formas, há os conteúdos... que as definem. Conteúdos não são senão atitudes. As atitudes resultam do conceito e do livre arbítrio; das ideias/opiniões, e do modo de pô-las em prática. As nossas atitudes definem a nossa forma, e isso é tão verdade para os homens como para a arte...

Nos votos de Ano Novo de um amigo, vinha inserta esta citação do padre António Vieira (1608-1697), que aqui partilho, e cuja efeméride de 400 anos do nascimento se deveria ter comemorado no ano que acabou; mas que foi como se não fosse, para não deslustrar o que de pior há em nós, portugueses. Mas o padre António Vieira, português, era Lusitano na forma! Por isso, não há pequenez que lhe reduza a grandeza. A citação:

O tempo, como o Mundo, tem dois hemisférios: um superior e visível, que é o passado, outro inferior e invisível, que é o futuro. No meio de um e outro hemisfério ficam os horizontes do tempo, que são estes instantes do presente que imos vivendo, onde o passado se termina e o futuro começa.

Viver é uma obra em concretização...
...que venha de lá o novo ano!

Sem comentários: